Bolsonaro escolhe Fernando Bezerra Coelho, do MDB, para liderança do governo no Senado

Bolsonaro escolhe Fernando Bezerra Coelho, do MDB, para liderança do governo no Senado
Informação foi divulgada pela assessoria do senador e confirmada pelo ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. MDB é o partido com a maior bancada no Senado, com 13 senadores. adicionada no dia 20/02/2019 08:51h

O senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE) foi escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ocupar o posto de líder do governo no Senado, informaram nesta terça-feira (19) o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e a assessoria do senador.

Cabe ao líder do governo articular com as bancadas aliadas a votação de projetos de interesse do Palácio do Planalto, além de orientar os partidos integrantes do governo sobre como votar em plenário.

Segundo o blog do colunista do G1 Gerson Camarotti, a aproximação com o senador emedebista foi comandada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

A estratégia do governo é se aproximar do MDB, partido de maior bancada na Casa, a fim de tentar aprovar matérias de interesse do Planalto.

De acordo com Onyx, a nomeação de Bezerra Coelho foi assinada na tarde desta terça por Bolsonaro. Na página do Senado, o senador de Pernambuco já aparece como líder do governo.

"O presidente nomeou hoje [terça] à tarde", disse Onyx em mensagem enviada ao G1.

Bezerra Coelho chegou a ocupar interinamente no ano passado o posto de líder do governo Michel Temer. Ele substituiu no posto o ex-senador Romero Jucá (MDB-RR) que, em agosto de 2018, se afastou da liderança para se dedicar à campanha eleitoral – ele reassumiu o posto no final de novembro.

O senador é alvo de três inquéritos que correm na primeira instância judicial - um da Lava Jato e dois desdobramentos da operação. Apesar de ter foro privilegiado no Supremo Tribunal Federal, os três casos investigados não têm relação com o cargo nem foram cometidos ao longo do mandato.

Fonte: G1

Topo