Campus Party é aberta com a expectativa de colocar a Bahia no roteiro tecnológico

Campus Party é aberta com a expectativa de colocar a Bahia no roteiro tecnológico
Essa é a primeira vez que a Campus Party é realizada na Bahia. Ao todo, serão cinco dias de evento. adicionada no dia 10/08/2017 12:08h

A Arena Fonte Nova, em Salvador,  abriu na manhã de ontem (9), os portões para a primeira edição da Campus Party na Bahia, que é considerada a maior experiência no mundo na área de tecnologia e inovação.

O presidente do Instituto Campus Party, Francesco Farruggia, classificou o encontro tecnólogico como um acontecimento. "Não é uma feira, porque nada é vendido aqui. Não é um evento, porque vai além dos dias em que ocorre. É um acontecimento, um ecossistema digital".

 

O secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Vivaldo Mendonça, detalhou, na abertura da Campus Party, que a implementação da ‘experiência tecnológica revela o desejo do Estado de colocar a Bahia “no roteiro do que há de mais avançado no mundo”. “É nesse momento de crise, que podemos identificar as oportunidades”.

Farruggia diz que a entrada da Bahia no circuito da Campus Party tem, justamente, a ver como essa disposição do Estado de se conectar com essas novidades. "Isso coloca [Salvador] nesse mapa de cidades inteligentes".

 
EXPERIÊNCIA

 

Essa é a primeira vez que a Campus Party é realizada na Bahia. Ao todo, serão cinco dias de evento. Do ponto de vista internacional, é a primeira vez que ocorre em um estádio de futebol.

Os ingressos para os "campuseiros", como são chamados os participantes do evento que têm circulação por todos os espaços, já estão esgotados. Entretanto, existe uma área gratuita aberta para o público, chamada de "Open Campus", com atrações de tecnologia, inovação e empreendedorismo.

 

Segundo a organização, são esperados quatro mil campuseiros e mais de 40 mil visitantes. 

Ontem (9), os campuseiros já começam a se envolver em uma série de atividades, que só terminam no domingo (13). Eles irão participar de palestras, workshops, hackathons [maratona de programação], atividades nas bancadas com acesso à internet de alta velocidade e jogos no Freeplay. No total, o espaço receberá 250 horas de conteúdo. A estrutura contempla também o camping, que conta com 2.500 barracas.

Já a "Open Campus" começou nesta quinta e vai até sabádo (10 e 11), das 10h às 21h, e no sábado (12), das 10h às 18h.

A Campus Party Bahia terá como tema principal a Inovação Produtiva e acontece por uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e da Telebrás.

A Campus Party é um festival de inovação, criatividade, ciência, empreendedorismo e universo digital. Realizada pela primeira vez em 1997, na Espanha, a Campus Party conta hoje com 524.743 mil campuseiros cadastrados em todo mundo, e já produziu edições em países como Espanha, Holanda, Alemanha, Reino Unido, Argentina, Panamá, El Salvador, Costa Rica, Colômbia e Equador.

 

G1

Topo