Irregularidades eleitorais são registradas através de aplicativo, em Petrolina

Irregularidades eleitorais são registradas através de aplicativo, em Petrolina
As denúncias foram feitas através do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, pelos eleitores. adicionada no dia 09/10/2018 10:20h

Propagandas de rua, uso de carros de som e colocação de bandeiras foram as principais irregularidades registradas, até agora, durante o período das eleições em Petrolina. As denúncias foram feitas através do aplicativo Pardal, desenvolvido pela Justiça Eleitoral para uso gratuito em smartphones e tablets, pelos eleitores.

A versão 2018 do aplicativo Pardal foi disponibilizada para download gratuito no dia 23 de agosto, e é acessível em todos os sistemas operacionais de smartphones. Com a ferramenta, os eleitores podem denunciar infrações durante as campanhas eleitorais, como propaganda eleitoral, compra de votos, uso da máquina pública, crimes eleitorais, doações e gastos eleitorais, entre outras.

De acordo com Marivaldo Mendes, chefe de cartório em Petrolina, o aplicativo foi bastante utilizado no município. “Mais uma vez, o aplicativo foi disponibilizado e bastante utilizado aqui no município. Foi positivo o balanço do aplicativo, e foram tomadas todas as providências cabíveis em relação a todas as irregularidades que chegaram ao nosso conhecimento”, disse.

O derramamento de santinhos em alguns locais de Petrolina também foi outra irregularidade constatada pelo Fórum Eleitoral. A prática é crime. “Nós constatamos em alguns lugares que os candidatos continuaram desobedecendo uma determinação legal. Nós iremos apurar se existem provas em relação aos responsáveis, e serão encaminhados ao órgão competente”.

Em relação à campanha para o segundo turno das eleições, que será no dia 28 de outubro, as regras eleitorais permanecem as mesmas.

(Com informações G1). 

Topo